Ataque suicida contra a Otan deixa 13 feridos no Afeganistão

  • Por Agencia EFE
  • 17/09/2014 01h59

Cabul, 16 set (EFE).- Pelo menos 13 pessoas ficaram feridas nesta terça-feira em um ataque suicida dos talibãs contra um comboio das forças da Otan no Afeganistão (Isaf) em Cabul, informou à Agência Efe um porta-voz do Ministério do Interior afegão.

Um suicida detonou as bombas que levava em seu veículo no centro da capital afegã no começo da manhã durante a passagem de militares da Isaf, disse o porta-voz de Interior, Sediq Seddiqi, que acrescentou que não morreu nenhum civil.

Uma fonte policial havia informado anteriormente à Efe que três pessoas tinham morrido no ataque.

Por sua vez, o porta-voz talibã Zabiuallah Mujahid assumiu a responsabilidade da ação em comunicado e afirmou que vários soldados americanos morreram no ataque.

A Isaf confirmou a ação insurgente contra suas tropas, mas não informou de falecidos.

“Podemos confirmar que houve hoje um incidente no centro de Cabul contra forças da Isaf, mas ainda estamos reunindo dados. Não confirmamos baixas entre nossos soldados”, disse à Efe um porta-voz da organização internacional.

Os atentados suicidas são, junto aos artefatos explosivos improvisados, os métodos mais recorrentes dos talibãs para atacar as forças afegãs e internacionais, embora na prática causem um elevado número de vítimas civis.

O Afeganistão atravessa um de seus períodos mais sangrentos depois que no ano passado as forças de segurança afegãs se tornaram responsáveis pela segurança após a retirada paulatina da Isaf, que culminará definitivamente no final de 2014.

Além disso, o país asiático se encontra ainda em pleno processo eleitoral após as denúncias de fraude e se espera nos próximos dias que se anuncie o nome do novo presidente do país com vários meses de atraso.

Apesar da retirada da Otan, os Estados Unidos anunciaram que manterão cerca de 9.800 soldados em território afegão até o final de 2016. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.