Ataque suicida deixa 5 mortos e 19 feridos no sul do Afeganistão

  • Por Agencia EFE
  • 08/10/2014 05h53

Nova Délhi, 8 out (EFE).- Cinco pessoas morreram e 19 ficaram feridas nesta quarta-feira em um ataque suicida contra um ex-delegado, na província de Helmand, no sul do Afeganistão, informou à Agência Efe uma fonte oficial.

O ataque ocorreu quando um atacante suicida detonou as bombas que levava em seu veículo em frente à casa de um ex-policial em Lashkargah, capital da região, disse o porta-voz do governador provincial, Omer Zuwak.

Dois policiais morreram, segundo um médico do Hospital de Emergências de Lashkargah.

Os atentados suicidas são, junto aos artefatos explosivos improvisados (IED, sigla em inglês), os métodos mais recorrentes dos talibãs para atacar as forças afegãs e internacionais, embora causem um elevado número de vítimas civis.

O Afeganistão se prepara para a retirada das forças da Otan no final do ano, mas o número de vítimas civis não para de aumentar. Nos seis primeiros meses de 2014, 1.564 civis perderam a vida no país, 17% a mais que na primeira metade de 2013, enquanto os feridos se aumentaram 28%, com 3.289 no total.

Esse é um dos períodos mais sangrentos depois que as forças locais se responsabilizaram pela segurança no ano passado, após a retirada paulatina da Isaf, que terminará definitivamente no final de 2014. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.