Ataques talibãs deixam 11 mortos na cidade afegã de Jalalabad

  • Por Agencia EFE
  • 12/05/2014 10h52

Cabul, 12 mai (EFE).- Um ataque talibã à sede do Departamento de Justiça em Jalalabad deixou sete pessoas mortas nesta segunda-feira, o que elevou para 11 o número de vítimas mortas registradas por ataques insurgentes ao longo do dia nessa cidade do leste do Afeganistão.

O chefe da polícia da província de Nangarhar, Fazel Ahmd Sherzad, disse à Agência Efe que pelo menos três insurgentes participaram do ataque, que começou às 08h30 locais (1h de Brasília), quando entraram no prédio e dispararam contra a equipe de segurança.

O porta-voz do governador provincial, Ahmad Zia Abduzai, assegurou à Efe que duas das vítimas mortas são funcionárias da Justiça e, outras duas, policiais, sem dar detalhes sobre os outros três civis mortos.

Assim que entraram no edifício, os talibãs começaram a disparar das janelas contra as forças de segurança afegãs enviadas ao local, em um enfrentamento que durou cerca de três horas, e não foi informado se os insurgentes morreram, foram detidos ou fugiram.

Um porta-voz talibã, Zabiuallah Mujhid, reivindicou em comunicado a responsabilidade da ação armada e afirmou que morreram “pelo menos 20 pessoas, incluindo o chefe do Departamento de Justiça”.

Na mesma Jalalabad, uma explosão próxima à sede do departamento de bombeiros às 8h locais (0h30 de Brasília), também reivindicada pelos insurgentes, já havia causado a morte de quatro civis.

Os talibãs começaram hoje sua ofensiva de primavera com ataques em várias partes do Afeganistão, incluindo o aeroporto da capital, que causaram um número indeterminado de vítimas civis e das forças armadas pelo lançamento de foguetes, a explosão de bombas, os tiroteios e outras ações armadas.

Os insurgentes tinham anunciado na quinta-feira passada que hoje, às 5h locais (21h30 de Brasília), começariam seus tradicionais ataques, ameaça que cumpriram lançando foguetes no aeroporto de Cabul, sem causar vítimas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.