Atentado em Nairóbi deixa 2 mortos e mais de 60 feridos; números devem subir

  • Por Agencia EFE
  • 04/05/2014 22h59

Nairóbi, 4 mai (EFE).- Pelo menos duas pessoas morreram e mais de 60 ficaram feridas – 20 delas em estado grave – em um atentado ocorrido neste domingo em Nairóbi, onde dois ônibus explodiram em uma movimentada via da capital, informaram os serviços de emergências do Quênia no Twitter.

O atentado ocorrido hoje na capital queniana se mostra semelhante ao registrado ontem em Mombaça, no sudeste do país, onde um duplo ataque de granadas contra um ônibus deixaram três pessoas mortas.

As explosões de hoje foram registradas próximas a dois hotéis da estrada de Thika, informou o Ministério do Interior do Quênia, enquanto, segundo a Cruz Vermelha do país, os feridos foram transferidos aos hospitais Neema, Aga Khan e Kenyatta, todos eles na capital.

A polícia interditou a área ao redor das explosões, mas, ainda de acordo com a Cruz Vermelha, um terceiro ônibus teria explodido na estrada de Thika, a mesma onde os dois ônibus foram explodidos.

O Quênia – Mombaça, em especial – tem sido alvo de ataques desde outubro de 2011, quando o Exército queniano entrou na Somália devido a uma onda de sequestros em solo queniano que eram atribuídos à milícia islamita somali Al Shabab.

Desde então, o país se encontra sob ameaça terrorista e sofreu vários atentados, entre eles o cometido contra o centro comercial Westgate de Nairóbi, que causou pelo menos 67 mortos e também foi assumido pela milícia islamita.

Os ataques perpetrados nas últimas semanas na capital queniana e na turística cidade de Mombaça deixaram mais de uma dezena de mortos e foram atribuídos a esta milícia radical.

O Al Shabab, que em 2012 anunciou sua adesão formal à rede terrorista Al Qaeda, controla amplas regiões do centro e do sul da Somália, onde a fragilidade do governo somali ainda não é capaz de impor sua autoridade. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.