Barroso é o novo relator de ação sobre exigência de biometria para votar
O ministro Luís Roberto Barroso é o novo relator de uma ação que questiona a possibilidade de eleitores que tiveram o título cancelado por não terem se cadastrado na biometria poderem votar.
A matéria foi ajuizada pelo PSB, que pede a adoção de “providências necessárias” para viabilizar a participação dessas pessoas no pleito de outubro.
O processo estava nas mãos do ministro Celso de Mello, que disse ter aberto mão por “razões de foro íntimo”. Agora, Barroso deu um prazo de 72 horas para que o Tribunal Superior Eleitoral dê informações como o número de títulos cancelados, localidades onde isso aconteceu, o critério para determinar que tais locais teriam o cadastramento biométrico e eventuais impactos do cancelamento dos títulos sobre a segurança das eleições.
O especialista em direito eleitoral Alberto Rollo destacou que os eleitores tiveram o devido tempo para fazer o cadastramento: “a obrigação é prevista na norma e quem não cumpriu vai sofrer consequências. Me parece que é inversão dizer que não fez e está sendo prejudicado. Ao contrário, você não fez porque não correu atrás”.
Segundo o TSE, 5,5 milhões de eleitores tiveram o título cancelado. Os Estados mais afetados são Bahia, com mais de um milhão de eleitores, e São Paulo, com pouco mais de 600 mil.
*Informações do repórter Levy Guimarães
Assuntos
continue lendo
Notícias
‘Bondades’ anunciadas por Lula em 2026 somam até R$ 178,1 bilhões ao ano
Levantamento da Jovem Pan reúne linhas de crédito, subsídios, renúncias fiscais e projeções de programas futuros anunciados em ano eleitoral; valores não representam apenas gastos do governo
- Trump diz que Groenlândia tem maior reserva de petróleo do mundo e que ela será explorada Estadão Conteúdo · há 1 semana
- Eleições 2026: mais de 33,4 milhões de brasileiros deixaram de votar no 1º turno Jovem Pan · há 2 semanas
- Allyson Bezerra e Cadu Xavier vão para o 2º turno pelo governo do RN Júlia Lara · há 2 semanas
- Otaviano Pivetta é reeleito governador do Mato Grosso Jovem Pan · há 2 semanas