Biden diz que desemprego alto mostra EUA ‘em apuros’ e cobra aprovação de pacote de estímulos
O desemprego nos Estados Unidos ficou estável em janeiro, encerrando o mês em 6,3%. Mesmo com a criação de 49 mil vagas no período, o departamento de trabalho do país alertou que o número de pessoas fora do mercado ainda é bastante alto quando comparado com o cenário pré-pandemia. O presidente Joe Biden disse que os dados comprovam que a economia americana “ainda está em apuros” e reforçam a necessidade de um plano de recuperação da atividade.
Na sexta-feira, 5, em uma vitória do democrata, o Congresso aprovou um projeto de lei que permite a aprovação rápida do pacote de estímulos à economia de US$ 1,9 trilhão. Biden criticou parlamentares republicanos, afirmando que eles não estão dispostos a ir longe o suficiente para aprovar os estímulos necessários. O presidente afirmou que se tiver de escolher entre ajudar agora os americanos que estão sofrendo ou ficar parado em uma longa negociação, escolhe a primeira opção.
[jp-related-posts ids=”1044689,1044642,1044630″]
O democrata disse que o valor proposto pelos republicanos, de US$ 600 bilhões, também não é o bastante e reiterou a urgência das medidas. Joe Biden descartou a possibilidade de reduzir o montante e relembrou a crise financeira dos anos de 2008 e 2009, afirmando que o plano aprovado pelo Congresso, à época, foi insuficiente para reparar a economia. O avanço do plano de recuperação animou investidores impulsionou as bolsas do país.
*Com informações da repórter Camila Yunes
Assuntos
continue lendo
Notícias
Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF
É casada há quase 20 anos com o ex-atleta de vôlei de praia e campeão olímpico Emanuel Rego e tem um filho
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 2 semanas
- Alexandre Kalil, o ex-presidente do Atlético-MG, que foi prefeito de BH e agora quer o governo de MG Sarah Américo · há 2 semanas
- Vorcaro perguntou se devia ‘estar fora’ para Moraes dois dias antes de ser preso Fernando Keller · há 2 semanas
- Dentista do SUS e militante de esquerda: Quem é Samara Martins (UP), candidata à Presidência Lucas Peçanha · há 2 semanas