Boko Haram toma base militar no nordeste da Nigéria
Lagos, 4 jan (EFE).- O grupo fundamentalista islâmico Boko Haram tomou o controle de uma base militar da Força Multinacional de Ação Conjunta (MNJTF, na sigla em inglês) no estado de Borno, no nordeste da Nigéria, informaram neste domingo fontes militares citadas pelo jornal local “Premium Times”.
A MNJTF foi criada por quatro países e realiza trabalhos de combate ao tráfico de armas, terrorismo e controle de fronteiras.
Militantes radicais fortemente armados iniciaram o ataque na manhã de sábado. Eles expulsaram os soldados e tomaram o controle da base, situada na cidade de Baga, de acordo com um alto comandante do Exército nigeriano.
“Temos a informação de que os insurgentes do Boko Haram expulsaram a força da Ação Conjunta após uma cruel batalha de tiros que durou horas”, disse a fonte ao “Premium Times”.
“Não podemos especificar quais foram os danos causados na base nem entre os soldados”, acrescentou o militar.
O Exército nigeriano ainda não confirmou oficialmente que os islamitas capturaram a base. Por enquanto, não há informações sobre o número de mortos.
O Boko Haram, que em sua campanha de violência nos últimos cinco anos matou mais de 13 mil pessoas, especialmente no nordeste da NIgéria, já realizou vários ataques sangrentos em Baga.
Em um deles, cometido em 2013, acabou matando mais de 200 pessoas e destruiu centenas de casa.
A mílicia, cujo o nome significa em línguais locais “a educação não islâmica é pecado”, procura estabelecer um califado islâmico no nordeste da Nigéria, onde já tem várias localidades sob seu poder. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.