Anvisa autoriza importação de equipamentos de saúde usados em UTI

  • Por Jovem Pan
  • 29/04/2020 10h51 - Atualizado em 29/04/2020 10h51
  • BlueSky
Roberto Casimiro/Estadão Conteúdo leito de uti A decisão visa aumentar a oferta de equipamentos usados no tratamento de pacientes graves com o coronavírus

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a importação e a doação de equipamentos usados indispensáveis em unidades de terapia intensiva (UTIs) em medida aprovada na terça-feira (28).

A decisão visa aumentar a oferta de equipamentos usados no tratamento de pacientes graves com o coronavírus liberando a importação, comercialização e doação de ventiladores pulmonares, monitores de sinais vitais, bombas de infusão, equipamentos de oximetria (que medem o nível de oxigênio no sangue) e capnógrafos (registram a pressão parcial de CO2 – dióxido de carbono – durante o ciclo respiratório).

“A medida só vale para equipamentos que possuam ou que já tenham possuído registro na Anvisa, ou seja, produtos que já foram avaliados pela Agência em algum momento. No entanto, os equipamentos médicos que perderam a validade do registro em razão de problemas de segurança ou eficácia ficam excluídos dessa permissão”, informou o órgão.

De acordo com a Anvisa, a autorização é extraordinária e temporária, e vai permanecer em vigor até que seja encerrada a situação de emergência em saúde pública declarada pelo Ministério da Saúde.

*Com informações da Agência Brasil

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.