Após dois anos em alta, indústria registra queda de 1,1%

  • Por Jovem Pan
  • 04/02/2020 10h47
Divulgação DIVULGAÇÃO Rompimento da barragem de rejeitos de minério da Vale, em Brumadinho (MG), contribuiu para o recuo do índice

A produção industrial brasileira em 2019 registrou uma queda de 1,1%, conforme mostrou a Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta terça-feira, 4, pelo IBGE. O resultado negativo vem após duas altas consecutivas, em 2017 (2,5%) e 2018 (1%).

O gerente da pesquisa André Macedo explica que o rompimento da barragem de rejeitos de minério da Vale, em Brumadinho (MG), contribuiu para o recuo do índice, mas não foi o único responsável. Das 26 atividades industriais pesquisadas pelo IBGE, 16 tiveram queda no ano, como a metalurgia (-2,9%), celulose, papel e produtos de papel (-3,9%), e manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (-9,1%).

Entre as quatro grandes categorias econômicas da indústria, a queda foi puxada pelos insumos industrializados usados pelo setor produtivo (-2,2%) e pelos bens de capital, ou seja, máquinas e equipamentos (-0,4%). “A produção industrial pode estar sendo impactada pelas incertezas no ambiente externo e também pela situação do mercado de trabalho no país que, embora tenha tido melhora, ainda afeta a demanda doméstica”, conta Macedo.

Dez atividades tiveram alta e evitaram um desempenho pior da indústria brasileira, entre elas as produtoras de alimentícios (1,6%), veículos automotores, reboques e carrocerias (2,1%), produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (1,7%). Produtos de metal (5,1%) e bebidas (4%) registraram os maiores índices. Os bens de consumo também tiveram alta. Os duráveis cresceram 2% e os semi ou não duráveis, 0,9%.

Dezembro

Analisando-se apenas dezembro de 2019, a industria registrou queda de 0,7% na comparação com o mês anterior, e de 1,2% em relação a 2018. Em comparação a novembro, o número foi resultado da queda dos bens de capital (-8,8%), assim omo no ano anterior (-5,9%).

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.