Jovem Pan
Publicidade

Covid-19: Araraquara decreta lockdown após identificar 12 casos da variante de Manaus

Pessoas circulam de máscara para se proteger do contágio pelo novo coronavírus

Após identificar 12 casos da cepa brasileira do novo coronavírus, a cidade de Araraquara, em São Paulo, adotou, a partir desta segunda-feira, 15, medidas mais restritivas para frear uma nova onda da doença. Os casos confirmados são da variante identificada como P1, descoberta em Manaus e que apresenta maior transmissibilidade. Segundo o decreto instituído pela prefeitura, o deslocamento sem justificativa de pessoas e veículos permanece proibido no município até 1º de março, já que a norma é válida para os próximos 15 dias. Sendo assim, apenas serviços essenciais seguem funcionando.

Publicidade
Publicidade

Sem restrições de horário, hospitais, clínicas, farmácias e postos de combustível que fazem parte da rede de abastecimento dos serviços públicos da região permanecem abertos. O comércio essencial, que inclui estabelecimentos como supermercados, padarias e açougue, pode continuar aberto até às 20 horas e atender o público com o uso de senha. Postos de combustível da rede privada fecham às 19 horas. Já as igrejas, clubes, templos e locais de lazer estão proibidos de abrir as portas enquanto o decreto estiver em vigor. Segundo as autoridades, a fiscalização da ordem será realizada por blitzes formadas por agentes da Prefeitura, que podem multar de R$ 120 a R$ 6 mil os munícipes que desrespeitarem as regras.

Além da identificação dos casos referentes à nova cepa, o sistema de saúde de Araraquara está em situação crítica com 100% dos leitos de enfermaria ocupados e apenas 4% dos leitos de UTI vagos. Nas redes sociais, o prefeito da cidade, Edinho Silva, reforçou que “é unânime a necessidade de endurecimento do isolamento social em virtude alta ocupação de leitos de UTI e enfermaria, além da confirmação de que novas cepas do coronavírus estão circulando em Araraquara”. Segundo o último boletim divulgado pela administração municipal, até este domingo, 14, a cidade registrou 12.127 casos de Covid-19 e 146 óbitos em decorrência de complicações da doença.

Publicidade
Publicidade