Atividade física regular pode conceder 6 anos a mais de vida

  • Por Jovem Pan
  • 04/11/2019 17h33
(Foto: Eduardo Enomoto/News Free/Folhapress)

Em 50 anos, a expectativa de vida dos brasileiros cresceu mais de 20 anos. Esse aumento foi resultado de uma série de fatores como o crescimento econômico do país, acesso aos serviços de saúde e a queda da mortalidade infantil. Mas será que as pessoas estão se preparando para esses anos extras?

Envelhecer com qualidade vai muito além de se alimentar bem e praticar exercícios físicos. O ex-atleta olímpico e embaixador do Viva a Longevidade, Robson Caetano, destaca que a maneira como as pessoas investem seu tempo agora determinará o futuro delas. “Investir de maneira correta faz toda a diferença. Por isso, estamos promovendo esse debate, falando sobre a importância de você investir melhor o seu tempo para utilizar cada vez mais esses 20, 30  anos que você está tendo a mais do que 50 anos atrás”, destaca.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 60% da população mundial não pratica a atividade física necessária. A falta de exercícios regulares pode levar a sérios problemas de saúde, como obesidade, excesso de peso, desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes. 

Mesmo sabendo dos benefícios da atividade física para a saúde, muitas pessoas não conseguem estabelecer uma rotina com os exercícios. O Ministério da Saúde segue a recomendação da OMS e estabelece um mínimo de 150 minutos semanais de atividade física aeróbica, de intensidade moderada, ou 75 minutos de exercício vigoroso para compensar o tempo que as pessoas passam sentadas.

Começar sempre é o passo mais difícil e desafiador. Para que o cérebro reconheça o novo hábito são necessários, no mínimo, seis meses de repetição contínua. Estabelecer um objetivo pode ajudar a espantar a preguiça! E se serve de incentivo ao leitor, um estudo canadense publicado no American Journal of preventive Medicine divulgou que pessoas que praticam pelo menos duas horas e meia de exercícios por semana vivem, em média, seis anos a mais!

Quer se informar mais sobre a longevidade e conferir dicas para viver melhor? Acesse vivaalongevidade.com.br.