Baixas temperaturas podem causar geadas no Sul e Sudeste, diz Inmet

Nesta quarta-feira, as regiões serranas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, bem como áreas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, terão condições favoráveis para a ocorrência do fenômeno

  • Por Jovem Pan
  • 13/08/2025 08h59
  • BlueSky
Divulgação/Prefeitura de Urupema A imagem mostra um cavalo em um campo coberto de geada. O cavalo está em pé, com a cabeça voltada para a câmera, e o fundo apresenta uma colina com algumas árvores. O céu está claro e azul, indicando um dia ensolarado, mas o solo está coberto por uma camada de gelo. Geada cobre os campos de Urupema, na região serra de Santa Catarina; tempo frio pode provocar o fenômeno em algumas regiões do país nesta quarta (13) - Aline Pereira - 3.jul.25/Divulgação/Prefeitura de Urupema Geada cobre os campos de Urupema, na região serra de Santa Catarina 

Um sistema de alta pressão associado a uma massa de ar polar deve manter as temperaturas baixas na região Sul e parte da região Sudeste e pode provocar a ocorrência de geadas, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A temperatura mínima pode chegar a 3°C. O instituto prevê que as baixas temperaturas nesta quarta-feira (13) podem favorecer as geadas nas serras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além de parte de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Nesta terça-feira (12), a cidade gaúcha de Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, e as mineiras Monte Verde e Patrocínio, registraram as menores temperaturas do país, com -0,3ºC. Já no Norte e Nordeste, a previsão é de chuvas intensas até quarta-feira em áreas de Amazonas, Roraima, Amapá, Pará e Maranhão. O alerta do Inmet também é para baixa umidade, abaixo de 30%, em pelo menos 15 estados.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A umidade relativa do ar deve ficar entre 20% e 12% em áreas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo e Minas Gerais, além de todo o estado de Goiás e Distrito Federal. Além disso, na quinta-feira (14), a previsão é de calor no Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, faixa litorânea do Maranhão e centro-norte do Piauí. As máximas poderão ultrapassar os 36°C.

*Com informações da Agência Brasil 

 

 

 

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.