Barragem considerada ‘de baixo risco’ se rompe a 40 quilômetros de Cuiabá

  • Por Jovem Pan
  • 01/10/2019 20h13
Sema/MT Barragem tinha 15 metros de altura e volume armazenado de mais de 582 mil metros cúbicos

Uma barragem de mineração se rompeu nesta terça-feira (1º) no município de Nossa Senhora do Livramento, localizado a cerca de 40 quilômetros de Cuiabá, Mato Grosso. A comunidade de Brejal acabou ficando isolada e teve o fornecimento de energia e serviços de telefonia interrompidos.

Dois funcionários deram entrada no hospital municipal e já foram liberados. Em nota, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso (Sema) disse estar trabalhando, em conjunto com a Agência Nacional de Mineração (ANM), para avaliar os impactos ambientais.

A barragem, que tinha 15 metros de altura e volume armazenado de mais de 582 mil metros cúbicos, continha rejeitos de mineração de ouro. Em nota, a ANM informou que ela é classificada como “de baixo dano potencial” e que a última inspeção, em 21 de setembro, não detectou nenhuma anomalia.

Segundo a Sema, foi a empresa MV Mineração, responsável pela barragem, que comunicou o órgão sobre o rompimento. De acordo com a ANM, os técnicos enviados ao local constataram que os rejeitos atingiram uma área de vegetação e também derrubaram a rede de alta tensão que atende a região.

*Com Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.