Bezerra: operação da PF foi articulada para atingir Congresso e governo

  • Por Jovem Pan
  • 24/09/2019 19h42
Agência Senado Marcos Oliveira/Agência Senado Segundo o senador, ação de busca e apreensão ao seu gabinete causou-lhe "perplexidade"

Alvo de uma operação da Polícia Federal, o líder do governo no Senado, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), usou a tribuna do Congresso Nacional nesta terça-feira (24) para criticar a ação — segundo ele, articulada para atingir o Parlamento e o governo.

“Está claro que fui vítima de uma operação política articulada para atingir o Congresso Nacional e o governo do presidente Jair Bolsonaro“, disse o senador. Ele comentou ainda que a operação foi deflagrada para “deliberadamente reavivar as velhas práticas de intimidação e criminalização da política”.

Após o discurso, o líder relatou a jornalistas que conversou com Bolsonaro e que o presidente avalia a situação. Uma decisão sobre o futuro do cargo de liderança será tomada após o retorno do presidente da viagem aos Estados Unidos, destacou.

Enquanto Bezerra discursava, parlamentares votavam a manutenção ou derrubada dos vetos do presidente ao projeto que criminaliza o abuso de autoridade. A operação da PF que mirou Bezerra causou uma reviravolta no sentimento dos congressistas sobre os vetos e exacerbou um antagonismo entre os Poderes.

O senador disse que o episódio da última quinta (19), quando a PF fez uma ação de busca e apreensão ao seu gabinete, causou-lhe perplexidade. “O Senado foi atingido por um ato flagrantemente inconstitucional que feriu a independência de um dos poderes”, disse, classificando a ação como “arbitrária, gravíssima e um excessivo abuso”.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.