Bolsonaro diz que reconduzirá Sérgio Camargo à Fundação Palmares

  • Por Jovem Pan
  • 13/12/2019 17h15 - Atualizado em 13/12/2019 17h29
Reprodução/Facebook sergio camargo Sergio Nascimento de Camargo, presidente da Fundação Palmares

O presidente da República, Jair Bolsonaro, prometeu nesta sexta-feira (13) reconduzir o jornalista Sérgio Camargo à presidência da Fundação Cultural Palmares, se o governo tiver êxito na tentativa de reverter a decisão judicial que suspendeu o ato de nomeação.

A suspensão foi decidida pelo juiz federal substituto Emanuel José Matias Guerra, da 18ª Vara Federal de Sobral, que argumentou que a nomeação “contraria frontalmente os motivos” que levaram à criação do instituto.

A Advocacia-Geral da União apresentou recurso ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) contra a liminar, mas a Corte manteve a suspensão da nomeação. Não há ainda informação sobre possível recurso da AGU a tribunais superiores.

Sérgio Camargo foi indicado no rol de mudanças promovidas pelo novo secretário especial da Cultura, Roberto Alvim. Após o anúncio, no entanto, diversas publicações do presidente nas redes sociais levaram a questionamentos sobre sua visão sobre o movimento negro.

Nos posts, Camargo critica a celebração do Dia da Consciência Negra, diz que a escravidão foi “benéfica” e afirma que o Brasil tem um “racismo nutella”.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.