Brasil é país que mais gasta com Previdência na América Latina, diz estudo

  • Por Jovem Pan
  • 07/05/2019 14h57
Agência Brasil/Arquivo Agência Brasil/Arquivo Sem reforma, gastos podem chegar a 138% do orçamento do país

Um estudo divulgado nesta terça-feira, 7, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) revela que o Brasil é o país que mais gasta com a Previdência na região da América Latina e Caribe. As despesas com aposentadoria correspondem hoje a 40% do orçamento. Os dados, publicados pela Reuters, apontam que o país gasta com os idosos sete vezes o que gasta com os mais jovens.

O estudo diz que, na média da região, o patamar de gasto com Previdência é de 35% do orçamento, e pode chegar a 78% em 2065. Segundo o BID, no Brasil, as despesas com aposentadoria e saúde de idosos pode chegar a 138% do orçamento em 2065.

Em 2015, o Brasil gastou com a Previdência 12,5 por cento do PIB, e o BID estima que poderiam alcançar 50,1 por cento do PIB em 2065, patamar muito mais alto do que todos os países da região.

Nesta segunda-feira, 6, analistas revisaram a expectativa de alta para o PIB brasileiro em 2019 de 1,70% para 1,49%, segundo o Relatório de Mercado Focus. Ao comentar o dado, o ministro da Economia diz não haver novidade na expectativa de baixo crescimento porque o país ainda não aprovou a reforma da Previdência.

“Assim que forem aprovadas as reformas, o Brasil retomará o seu caminho de crescimento sustentável”. Ele disse que espera um avanço a partir de julho.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.