Brasil tem 1.128 casos de coronavírus e 18 mortes
O Ministério da Saúde atualizou neste sábado (21) os números relativos à pandemia de coronavírus no Brasil. Segundo a pasta, o país chegou aos 1.128 casos e 18 mortes. Com exceção de Roraima, todos os Estados, incluindo o Distrito Federal, têm pacientes com o novo Covid-19.
Os óbitos estão concentrados no Rio de Janeiro (3) e São Paulo (15). Os Estados lideram também a estatística de casos confirmados, com 119 e 459 infectados, respectivamente. Durante a semana, os governadores endureceram as regras de isolamento para tentar conter o avanço do vírus. São Paulo anunciou neste sábado uma quarentena de quinze dias.
De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, todo o Brasil está em estágio de transmissão comunitária da doença, ou seja, não há mais como rastrear de onde o vírus chegou até o paciente. Desta forma, qualquer pessoa com quadro gripal passa a ser considerado suspeito. A partir de agora, não serão mais divulgados os números de suspeitos, apenas confirmados.
Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, o país deve adquirir 5 milhões de testes rápidos para aumentar a velocidade na detecção da doença já na próxima semana.
Pandemia
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), já são mais de 284 mil casos de coronavírus e quase de 12 mil mortes em todo mundo.
O novo agente foi descoberto em 31 de dezembro de 2019, em Wuhan, sétima maior cidade da China, após autoridades locais alertarem a OMS sobre uma “misteriosa pneumonia” que atingiu a região. O vírus, nomeado como 2019-nCoV, logo foi apontado como uma variação da família coronavírus, identificada na década de 1960. Ainda não se sabe como ocorreu a mutação que permitiu seu surgimento.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.