Cão responsável por localizar vítimas de Brumadinho e Mariana morre em MG

  • Por Jovem Pan
  • 29/10/2019 11h31 - Atualizado em 29/10/2019 11h32
Reprodução Thor - Minas Gerais - Brumadinho, Mariana O cão morreu no último sábado (26) vítima de uma infecção generalizada relacionada a um quadro de pancreatite

O border collie Thor, de 5 anos e 2 meses, era especialista em localizar pessoas desaparecidas. Integrante do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, fazia parte da equipe de busca, resgate e salvamento e participou de grandes ocorrências – entre elas o rompimento das barragens de Mariana, em 2015, e de Brumadinho, em janeiro de 2019.

O cão morreu no último sábado (26) vítima de uma infecção generalizada relacionada a um quadro de pancreatite. Também tinha diagnóstico de leishmaniose, doença provocada por parasita.

“Graças à atuação dele, inúmeras famílias puderam ter seus entes queridos localizados e velados. Thor era considerado uma referência nacional na localização de pessoas desaparecidas”, diz nota de pesar dos Bombeiros, publicada nesta segunda-feira (28).

“Thor estava recebendo tratamento médico veterinário desde o início do aparecimento dos sintomas, mas devido à rápida evolução do quadro, não resistiu e teve seu óbito atestado no sábado”, afirma o comunicado.

“A família Bombeiro Militar encontra-se consternada e em luto pela perda desse integrante que nunca foi considerado como apenas um cão e sim como um Bombeiro Militar que verdadeiramente era.”

Além das tragédias de Mariana e Brumadinho, Thor participou de outras grandes ocorrências. Entre elas, o desaparecimento do esportista francês Gilbert Eric Welterlin e o desabamento de edificações no bairro Mantiqueira, em Belo Horizonte.

Pelo Twitter, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais lamentou a perda na equipe e postou uma homenagem à Thor.

*Com informações do Estadão Conteúdo 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.