Governo enviará à Câmara proposta de capitalização na Previdência, diz Onyx

Segundo Onyx Lorenzoni, a proposta será enviada à Câmara dos Deputados nas próximas semanas

  • Por Jovem Pan
  • 10/08/2019 13h09
Marcos Corrêa/PR Onyx Lorenzoni afirmou que a proposta do sistema de capitalização chegará à Câmara antes da reforma da Previdência ser votada pelo Senado

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou neste sábado (10) que o governo enviará uma proposta à Câmara dos Deputados para implementar o sistema de capitalização na Previdência.

“O governo vai mandar essa PEC [Proposta de Emenda à Constituição] dentro das próximas semanas para a Câmara dos Deputados”, disse o ministro, em Brasília. Ele antecipou que a proposta deve chegar à Casa antes do Senado votar a reforma da Previdência.

Onyx defendeu a capitalização e disse que o sistema é o “futuro do Brasil”. “A capitalização virá numa PEC especial, com todo detalhamento, porque ali está o grande futuro do Brasil, não apenas na questão previdenciária, mas preponderantemente como instrumento de alavanca de ampliar a poupança interna”, explicou.

O sistema de capitalização prevê que o trabalhador pague a sua própria aposentadoria. Ele faz uma espécie de poupança durante os anos de contribuição e o dinheiro é investido individualmente. Atualmente, a Previdência funciona com o sistema de repartição, no qual quem trabalha agora paga o benefício de quem já se aposentou.

A reforma da Previdência foi aprovada pela Câmara dos Deputados e agora segue para o Senado. A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, com relatória do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), e, caso seja aprovada, seguirá para o plenário.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.