Covas obtém vitórias na Justiça para venda do Anhembi e concessão do Pacaembu

  • Por Nicole Fusco
  • 29/03/2019 15h54 - Atualizado em 29/03/2019 16h08
Santos FC Fachada do Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu Na última quinta-feira (28), a Justiça liberou o processo de concessão do Estádio do Pacaembu, na Zona Oeste da cidade de São Paulo

A prefeitura de São Paulo obteve nesta semana duas vitórias em relação aos projetos de privatização do complexo do Anhembi e de concessão do Estádio do Pacaembu.

Na última quinta-feira (28), a Justiça suspendeu a decisão que tombava o complexo do Anhembi, na Zona Norte da capital paulista, por considerá-lo de valor histórico, artístico e cultural da cidade. Por causa disso, a gestão do prefeito Bruno Covas (PSDB) decidiu adiar de abril para junho a venda do local, para que as empresas interessadas possam se adaptar a essas mudanças. No mesmo dia, a Justiça paulista liberou outro processo: o de concessão do Estádio do Pacaembu, na Zona Oeste.

A abertura dos envelopes ocorreu em 8 de fevereiro, quando foi definido como vencedor do processo o consórcio formado pela empresa de engenharia Progen e o fundo de investimentos Savona. O resultado, no entanto, foi suspenso no mesmo dia, sob o argumento de que parte do previsto no projeto licitatório não foi obedecido.

Segundo o prefeito Bruno Covas, agora será possível avançar na verificação dos documentos do consórcio vencedor. “A gente já tinha conhecimento da maior proposta, vamos poder avançar para verificar a documentação por parte da maior proposta. Um ágio de 200%, a outorga mínima era de R$ 37 milhões e o valor ofertado foi de R$ 111 milhões, um ganho muito grande para a cidade de São Paulo”, comemorou ele nesta sexta-feira (29).

Na opinião de Covas, as dificuldades encontradas se deve às tentativas de convencimento dos órgãos de controle, como a Câmara Municipal e a Justiça do estado. “Eu sou o prefeito, não sou rei da cidade de São Paulo, então a gente tem que enfrentar todas essas questões administrativas e judiciais”, afirmou o prefeito.

Apesar dessas duas boas notícias, a prefeitura sofreu um revés na terça-feira (26). Isso porque nenhuma empresa se interessou em administrar o Parque Municipal Chácara do Jockey, na Zona Oeste. Agora, a gestão municipal terá que avançar no plano diretor do parque para apresentar um novo edital, o que ainda não tem data para acontecer.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.