Datafolha: gestão Crivella é reprovada por 72%; Eduardo Paes lidera intenções de voto para 2020

Marcelo Freixo aparece em segundo lugar, com 18%

  • Por Jovem Pan
  • 15/12/2019 10h38
Arquivo/Agência Brasil Crivella tem negado que existe crise na saúde, mas 68% dos entrevistados apontaram este como o maior problema

Uma pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (15) pela “Folha de São Paulo” e “O Globo” revela a intenção de voto para a Prefeitura do Rio de Janeiro nas eleições de 2020. De acordo com o levantamento, Eduardo Paes (DEM) lidera, com 22%, seguido de Marcelo Freixo (PSOL), com 18%.

O atual prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) está em terceiro lugar, com 8%. Brancos e nulos representam 25%.

O índice de reprovação de Crivella cresceu 32 pontos em dois anos. Na atual pesquisa, 72% dos entrevistados rejeitam a administração. Em outubro de 2017, a gestão do prefeito era considerada ruim ou péssima por 40% dos entrevistados. Esse percentual subiu para 61% em março de 2018.

Bispo licenciado da Igreja Universal, Crivella também é rejeitado pela maioria dos evangélicos, apesar de em patamar menor. Nesse grupo, 56% avaliam como ruim/péssimo o governo municipal. Entre os neopentecostais (conjunto que inclui os fiéis da Universal), a má avaliação cai para 49%.

Em média, a nota atribuída à gestão do prefeito é 2,6, sendo que 45% deram zero à administração municipal. Consideram ótimo/bom o governo Crivella 8% dos entrevistados, enquanto 20% o avaliam como regular —1% disse não saber.

Saúde

Os entrevistados avaliaram como o maior problema no Rio de Janeiro a saúde. Na última semana, funcionários entraram em greve por falta de pagamentos. Na sexta-feira (13), o presidente Jair Bolsonaro e a prefeitura do Rio assinaram um acordo que garante o repasse de R$ 152 milhões para a saúde do município.

Crivella tem negado que existe crise no setor, mas 68% dos ouvidos pelo levantamento apontaram este como o maior problema. A insegurança está em segundo lugar, com 12%.

A pesquisa mostra ainda que 74% das pessoas se sentiram diretamente afetadas de alguma forma com a crise financeira do estado e do município. Para 81%, ela também afetou o bem-estar na cidade.

Bolsonaro e Lula

De acordo com o Datafolha, o governo do presidente Bolsonaro também não é bem visto no Rio. O percentual de aprovação é menor que a média do País: 29% consideram ótima/boa a gestão Bolsonaro, mesmo percentual daqueles que a avaliam como regular. Para 41%, o presidente tem uma administração ruim/péssima. O governo federal obteve nota 4,4, em média, dos entrevistados.

Além disso, 60% das pessoas afirmaram que não votariam em um nome referendado por ele para a Prefeitura. A mesma coisa ocorre com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deve apoiar Freixo.

De acordo com o resultado da pesquisa, 19% escolheriam o nome apoiado pelo petista, outros 19% talvez seguissem a indicação, e 61% não votariam em um candidato referendado pelo ex-presidente.

Witzel

Em seu primeiro ano de governo, o governador Wilson Witzel (PSC) tem a gestão avaliada positivamente por 18% dos moradores da capital e rejeitada por 40%. Outros 40% a consideram regular. A administração do estado tem nota 4,1, em média.

A pesquisa mostra também que a maioria dos ouvidos concorda com a afirmação de que os políticos do Rio de Janeiro são menos eficientes (55%) e mais corruptos (62%) que os demais no Brasil.

O Datafolha entrevistou 872 pessoas para o levantamento, encomendado pela Folha e pelo jornal O Globo e realizado de quarta (11) a sexta (13) na cidade do Rio de Janeiro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.