Desmatamento na Amazônia sobe 222% em agosto comparado com mesmo mês de 2018

  • Por Jovem Pan
  • 08/09/2019 20h26
Gabriela Biló/Estadão ConteúdoDesmatamento na Amazônia subiu 222em agosto comparado com mesmo mês de 2018%

A Amazônia perdeu, em agosto deste ano, 1.698 quilômetros quadrados da cobertura vegetal, área 222% maior do que desmatada no mesmo mês de 2018, que foi de 526 quilômetros quadrados, segundo dados divulgados neste domingo pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Os números indicam que, apesar da devastação, houve redução na comparação com julho deste ano, em que houve destruição de 2.254 quilômetros quadrados.

Com o grande salto de julho e agosto, no entanto, a área desflorestada da Amazônia nos oito primeiros meses de 2019 chegou a 6.404 quilômetros quadrados, número 92% superior ao mesmo período do ano anterior, ainda de acordo com informações do INPE.

Os dados foram obtidos pelo Deter, levantamento rápido de alertas de evidências de alteração da cobertura florestal na Amazônia feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Os informes servem de parâmetros para que os fiscais do Ibama atuem nas regiões mais ameaçadas.

A recente aceleração da devastação fez com que os governos de Alemanha e Noruega suspendessem repasses de verba ao Fundo Amazônia, de caráter internacional, que o Brasil utiliza para financiar projetos de desenvolvimento sustentável na região.

  • Com informações da EFE