Em carta, Bolsonaro parabeniza Biden pela posse, deseja sucesso e fala sobre Amazônia
O presidente Jair Bolsonaro cumprimentou e desejou sucesso ao democrata Joe Biden, que assumiu o cargo de presidente dos Estados Unidos, nesta quarta-feira, 20, por meio de uma carta e em publicação nas redes sociais. No Twitter, Bolsonaro afirmou que a relação entre Brasil e Estados Unidos é baseada em “valores elevados, como a defesa da democracia e das liberdades individuais” e afirmou seguir empenhado em promover a prosperidade das duas nações. Na carta de três páginas, Bolsonaro fala sobre a cooperação entre os dois países, lembra que é admirador de longa data dos norte-americanos, deseja êxito ao novo presidente e pede que ele aceite “votos de mais alta estima e consideração” por parte do Brasil.
[jp-related-posts ids=”1037362,1037314,1037313″]
Além de citar a cooperação entre os dois países, Bolsonaro falou sobre a Amazônia, tema delicado que foi assunto para Biden ainda durante as primárias democratas, quando ele sugeriu “consequências econômicas” para o Brasil caso a preservação da região não fosse mantida. “Estamos prontos, ademais, a continuar nossa parceria em prol do desenvolvimento sustentável e da proteção do meio ambiente, em especial, a Amazônia”, pontua trecho do documento enviado aos EUA. O posicionamento do presidente na carta difere da reação apresentada por ele ainda no mês de setembro, quando Bolsonaro usou o Twitter para classificar a fala do pré-candidato como “lamentável” e falar da “cobiça” de países em relação à região.
No âmbito da preservação, Bolsonaro também citou a participação do Brasil no Acordo de Paris e falou sobre a importância de aprofundar o diálogo na área energética. Afirmando que EUA e Brasil são as duas maiores democracias do mundo, Bolsonaro lembrou dos potenciais de cooperação na área de ciência e tecnologia e expressou o desejo de cooperar em uma reforma de governança internacional. “No campo econômico, o Brasil, assim como os empresários de nossos dois países, tem interesse em abrangente acordo de livre comércio, que gere mais empregos e investimentos e aumente a competitividade global das nossas empresas”, pontuou.
Confira a íntegra da carta enviada por Jair Bolsonaro ao presidente dos Estados Unidos:
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 20, 2021
Assuntos
continue lendo
Economia
Brasil pode se beneficiar de nova cota de Trump para carne bovina, diz ministério
Medida assinada pelo presidente dos EUA na quarta-feira (26) reduz tarifa de importação para 300 mil toneladas entre setembro e novembro
- Copacabana Palace ganha nova ala de luxo com 68 suítes e diárias que passam de R$ 30 mil Estadão Conteúdo · há 6 horas
- Bandeira tarifária de energia permanecerá amarela em setembro Agência Brasil · há 7 horas
- Menino de 8 anos morre no RS após queda de árvore causada por fortes chuvas Agência Brasil · há 7 horas
- IBGE divulga capitais que mais cresceram no Brasil; veja lista Estadão Conteúdo · há 9 horas