Estado de São Paulo tem 284 homicídios em janeiro; vítimas de estupro são 1071

  • 26/02/2019 16h11 - Atualizado em 26/02/2019 18h41
USP/Marcos Santos Mão de homem em frente a mulher que tenta se proteger Total de estupros e homicídios em janeiro é maior em 2019

O número de homicídios e de estupros no estado de São Paulo cresceu em comparação a janeiro de 2018, segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira, 25, pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). Foram registradas 284 vítimas de homicídio, um aumento de 2,5% em comparação com janeiro de 2018, que teve 277 ocorrências.

Já em relação aos estupros, foram 1.071 neste mês de janeiro, um aumento de 3,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior, que registrou 1.034 casos. Os casos de estupro de vulneráveis representaram um aumento de mais de 10% do total.

Os furtos (exceto o de automóveis) cresceram 5,6% em um ano, e os casos de lesão corporal passaram de 11.334 para 11.800, um aumento de aproximadamente 4%.

O secretário executivo da Segurança Pública, o coronel Álvaro Camilo, afirmou que, apesar do aumento de vítimas de homicídios dolosos em janeiro, a tendência é de queda. “Essa variação é normal, mas não quer dizer uma tendência de reversão de queda”, disse.

Já em relação aos estupros, o general afirma que o aumento se deve ao número de notificações. “O aumento de notificação é uma tendência mundial. Na verdade, ele é um dado positivo. Com a Delegacia da Mulher e a delegacia eletrônica o número de denúncias aumentou. O que existia antes era uma subnotificação desse tipo de crime”.

Em relação aos furtos, Camilo também acredita no aumento de notificações. “Hoje, você tem equipamentos eletrônicos menores e mais caros. Desse total, 24% refere-se ao furto de celulares”.

O secretário atribuiu o aumento no caso de lesões corporais ao momento de crise e aos problemas econômicos do país: “Problemas na economia acabam refletindo na sociedade. Boa parte desses casos tem relação com o consumo exagerado do álcool. Quando a economia melhorar, esse indicador também será melhor”.

 

Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.