Ex-ministro diz que Lula está ‘apaixonado’ e quer se casar

  • Por Jovem Pan
  • 20/05/2019 15h07 - Atualizado em 20/05/2019 15h16
Hélvio Romero/Estadão Conteúdo Lula está namorando a socióloga paulista Rosângela Silva, que o visita com frequência na superintendência da PF

“Está apaixonado e seu primeiro projeto ao sair da prisão é se casar”, revelou o ex-ministro da Fazenda Luiz Carlos Bresser-Pereira sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde abril do ano passado em Curitiba. Bresser-Pereira visitou Lula na prisão na última quinta-feira e postou, na sua página do Facebook alguns detalhes sobre a conversa que tiveram.

Lula está namorando a socióloga paulista Rosângela Silva, que trabalha no escritório da estatal Itaipu Binacional em Curitiba e o visita com frequência na superintendência da Polícia Federal, onde ele cumpre pena. Ela tem cerca de 40 anos, conhece o ex-presidente há mais de dez anos, segundo dirigentes do partido, e se aproximou dele durante caravana pela região Sul.

Amigos próximos disseram que a família de Lula conhece e aprova o relacionamento do petista com a socióloga. Rosângela, mais conhecida como Janja, é a primeira namorada dele depois da morte da ex-primeira-dama Marisa Letícia, em janeiro de 2016.

Bresser-Pereira contou ainda que Lula está em “ótima forma física e psíquica”. Eles discutiram a situação atual do Brasil e também a crise na Venezuela. O ex-presidente disse ser contra qualquer intervenção no país, mas reconheceu que é preciso enxergar os erros de Maduro e do próprio Chávez. “[Lula] conta que muitas vezes aconselhou o Chávez, que era uma pessoa ótima, mas cabeça-dura. Ouvia os conselhos com atenção, mas não os seguia”, escreveu o ex-ministro.

Há duas semanas, a defesa de Lula pediu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) a retração da pena e progressão para o regime semiaberto com base em decisão da própria corte que reduziu de 12 anos e um mês para oito anos e 10 meses a pena por corrupção passiva e lavagem de dinheiro à qual foi condenado no caso do triplex do Guarujá (SP). Eles argumentam que, como Lula já cumpriu mais de um ano, restam menos de oito anos de pena. A legislação brasileira prevê que condenados a até oito anos devem ir para o regime semiaberto.

* Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.