Fiocruz admite que emitiu laudos de exames de Bolsonaro sem identificação

Presidente usou os pseudônimos Airton Guedes, Rafael Augusto Alves da Costa Ferraz e 05

  • Por Jovem Pan
  • 14/05/2020 19h38 - Atualizado em 14/05/2020 19h39
Dida Sampaio/Estadão Conteúdo Os laudos, negativos, foram entregues ao Supremo Tribunal Federal (STF) na noite desta terça-feira e divulgados na quarta

A Fiocruz admitiu nesta quinta-feira (14) que emitiu os laudos dos exames para Covid-19 vindos do gabinete da Presidência da República sem identificação do paciente. Os testes apresentados pelo presidente Jair Bolsonaro à Justiça foram feitos com pseudônimos, um com a identificação apenas de “05”, sem nome ou número do documento.

Em nota divulgada nesta tarde, a instituição esclareceu que “os laudos são emitidos regularmente com a identificação do paciente, em atendimento à norma ABNT-ISO-IEC 15189, adotada no escopo do Sistema da Qualidade do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo (Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz)”.

Entretanto, ressaltou que, “especificamente em relação à análise citada, foram recebidas amostras rotuladas numericamente”.

“Considerando o cenário da pandemia de Covid-19 em curso, com os primeiros casos sendo identificados no Brasil, à época, e a solicitação advinda do gabinete da Presidência da República, a Fundação emitiu os laudos de acordo com as condições de recebimento do material biológico remetido para análise”, afirmou em nota.

Exames

Bolsonaro usou os pseudônimos “Airton Guedes”, “Rafael Augusto Alves da Costa Ferraz” e “05” nos exames que fez para o novo coronavírus. Os laudos, negativos, foram entregues ao Supremo Tribunal Federal (STF) na noite desta terça-feira (12) e divulgados nesta quarta-feira (13) após decisão do ministro Ricardo Lewandowski.

Bolsonaro utilizou os nomes falsos por questões de segurança. Apesar disso, ele informou a data de nascimento, RG e CPF verdadeiros.

* Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.