Fortes chuvas causam elevação de rios em Santa Catarina, e governo decreta estado de calamidade em 4 cidades

Precipitação fez com que o nível de água dos rios que cortam Jardinópolis, Quilombo e São Domingos se elevassem rapidamente; Laurentino, Rio do Oeste, Rio do Sul e Taió estão em situação de calamidade pública 

  • Por Jovem Pan
  • 02/11/2023 11h39
FOM CONRADI/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO Chuva em Santa Catarina Sul do Brasil enfrenta efeitos de ciclone extratropical

O ciclone extratropical que passa pelo Sul do país gerou fortes chuvas na região oeste de Santa Catarina na madrugada desta quinta-feira, 2. A precipitação fez com que o nível de água dos rios que cortam as cidades de Jardinópolis, Quilombo e São Domingos se elevassem rapidamente. Segundo o Corpo de Bombeiros, a inundação causou apenas estragos materiais. Famílias que moram na região ficaram ilhadas mas foram resgatadas com a ajuda dos bombeiros, que também atuam na limpeza da região. Com a previsão das fortes chuvas nesta semana, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), havia decretado já na terça-feira, 31,  estado de calamidade pública em Laurentino, Rio do Oeste, Rio do Sul e Taió.

“A chuva atingiu o nosso estado de uma forma muito intensa, de uma forma que diversos municípios ainda estão pedindo por ajuda. Esses quatro municípios que decretamos a situação de calamidade pública foram os que mais sofreram no decorrer do mês de outubro, com danos na agricultura, no comércio, nas vidas dos nossos catarinenses”, disse. Metereologistas sinalizaram a formação iminente de um novo ciclone extratropical sobre a região Sul do Brasil para esta quinta-feira, 2. O evento meteorológico é antecipado como um dos mais intensos a atingir o local e deve ter início da noite do Dia de Finados.

De acordo com a análise da MetSul Meteorologia, a previsão é de uma pressão atmosférica muito baixa e acelerada intensificação do sistema juntos às costas gaúcha e uruguaia, agravando o potencial de ventos fortes a intenso com danos e transtornos, especialmente na rede elétrica. Entre quinta-feira, 2, e sexta-feira, 3, a situação é descrita como de risco para tempo severo, principalmente para as regiões norte e central do Rio Grande do Sul. Os meteorologistas alertam para a possibilidade de chuvas intensas e volumosas, alta incidência de raios, granizo de grandes proporções e ventanias.

A expectativa é de que no sábado, 4, o ciclone esteja sobre o Oceano Atlântico ainda perto dos litorais do Rio Grande do Sul e do Uruguai no começo do dia. Na parte da tarde, o sistema deve se afastar do continente e formar um centro de alta pressão com ar mais frio no Sul do Brasil. Desde setembro, tempestades tem sido frequentes no Sul do país, causando estragos significativos. Outubro se encerrou com índices pluviométricos acima da média na maior parte da região. As previsões indicam que a situação persistirá em novembro. Em setembro, foram registradas 49 mortes confirmadas por causa das chuvas ocorrida no Rio Grande do Sul.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.