Gerson Camata, ex-governador do ES, é assassinado a tiros em Vitória

  • Por Jovem Pan
  • 26/12/2018 18h25 - Atualizado em 26/12/2018 18h40
Reprodução/Twitter A motivação do assassinato ainda é desconhecida

O ex-governador do Espírito Santo Gerson Camata foi assassinado a tiros na tarde desta quarta-feira (26) na frente de um restaurante, na Praia do Canto, em Vitória (ES). O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado para socorrê-lo, mas o emedebista não resistiu aos ferimentos e, aos 77 anos, morreu no local.

O autor dos disparos fugiu após o crime, mas foi localizado e detido em seguida pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, onde prestou depoimento. Uma equipe de perícia da Polícia Civil foi ao local para realizar exames e tentar identificar outros possíveis suspeitos. A motivação do assassinato ainda é desconhecida, de acordo com informações preliminares.

(Crédito: Agência Senado)

Vida pública

Camata nasceu em Castelo (ES), atuou como jornalista e apresentador de rádio e se formou em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Vitória. Em 1967, iniciou mandato como vereador na capital do estado, sendo eleito deputado estadual quatro anos depois. Foi deputado federal de 1975 a 1983 e senador de 1987 a 2011. O emedebista foi governador do Espírito Santo de 1983 a 1986.

Com atuação na Constituinte, Camata defendeu a limitação do direito de propriedade privada, o mandado de segurança coletivo, a jornada semanal de 40 horas, o aviso prévio proporcional, a unicidade sindical, o voto aos 16 anos, o presidencialismo, a limitação dos juros reais em 12% ao ano, o mandato de cinco anos para presidente e a criação de um fundo de apoio à reforma agrária.

Como parlamentar da Constituinte, ele se absteve das votações relativas ao turno ininterrupto de seis horas e à anistia aos micro e pequenos empresários. Era casado com Rita Camata, ex-deputada federal por cinco mandatos, que foi relatora do Estatuto da Criança e do Adolescente e da Lei de Responsabilidade Fiscal. O ex-governador deixa dois filhos.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.