Governador de SC autoriza reabertura de igrejas, shoppings e comércios

  • Por Jovem Pan
  • 21/04/2020 10h35
Antônio Carlos Mafalda/Estadão Conteúdo A fiscalização será realizada pela vigilância sanitária e das equipes de segurança pública

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), anunciou na segunda-feira (20) a liberação de diversas atividades comerciais e religiosas como medida de afrouxamento à pandemia do novo coronavírus.

A partir desta terça-feira (21) templos e igrejas estão permitidos a receber fiéis. Já na quarta-feira (22) shopping centers, centros comerciais, galerias, restaurantes e academias poderão retomar as atividades. Os locais, no entanto, devem seguir os requisitos de distanciamento social e higienização.

“Essa retomada de atividades está sendo feita de forma muito responsável e calculada, inclusive com o uso de ferramentas que medem o impacto de cada movimento que o governo faz. Contamos também com a colaboração de todos os catarinenses para que sigam as regras estabelecidas, a fim de evitar o contágio”, afirmou Moisés.

Para templos e igrejas, o funcionamento terá de ser no máximo com 30% da capacidade do local e é proibida a presença de pessoas do grupo de risco da pandemia, como idosos, imunodeprimidos e imunossuprimidos. Distância de 1,5 metro e uso de máscaras e álcool gel também são exigências.

A portaria também definiu que para transmissão das celebrações pela internet, a equipe responsável deve ser de no máximo cinco pessoas. Se houver atendimentos individuais às pessoas, a orientação é para seja exclusivamente com agendamento.

A fiscalização será realizada pela vigilância sanitária e das equipes de segurança pública. O governo catarinense vai anunciar nesta terça-feira o regramento para as demais atividades liberadas.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.