Governo da Bahia coloca mais 47 cidades em estado de emergência; total sobe para 72

Estado sofre com fortes chuvas; até o momento, os bombeiros confirmam 18 mortes

  • Por Jovem Pan
  • 26/12/2021 16h20 - Atualizado em 26/12/2021 18h01
Reprodução/Twitter/@governodabahia 72 cidade da Bahia estão em estado de emergência por causa das chuvas que atinge o Estado 72 cidades da Bahia estão em estado de emergência por causa das chuvas que atinge o Estado

Governador da Bahia, Rui Costa (PT) assinou novo decreto estadual, na tarde deste domingo, 26, incluindo mais 47 municípios na lista de municípios em situação de emergência em decorrência das chuvas intensas que atingem o Estado neste fim de dezembro. Com a atualização, já são 72 as cidades baianas nas quais os efeitos das tempestades resultaram na medida. O decreto assinado será publicado ainda hoje na versão digital do Diário Oficial do Estado e tem validade de 90 dias. Com a publicação, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais para apoiar as ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução das cidades.

Passam a fazer parte da lista os municípios de Anagé, Angical, Arataca, Aurelino Leal, Barra do Choça, Belo Campo, Brejolândia, Caatiba, Caetanos, Camacan, Canavieiras, Coaraci, Cotegipe, Dário Meira, Firmino Alves, Floresta Azul, Gandu, Governador Mangabeira, Ibicaraí, Ibipeba, Igrapiúna, Iguaí, Ipiaú, Itabuna, Itaju do Colônia, Itapé, Itapetinga, Itapitanga, Itaquara, Itororó, Jequié, Jussiape, Lafaiete Coutinho, Manoel Vitorino, Marcionílio Souza, Milagres, Pau Brasil, Poções, Santanópolis, Santa Inês, Sapeaçu, Ubaíra, Ubatã, Uruçuca, Valença, Vitória da Conquista e Wanderley. Já estavam em situação de emergência as cidades de Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Eunápolis, Encruzilhada, Guaratinga, Ibicuí, Ibirapuã, Ilhéus, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Jucuruçu, Lajedão, Macarani, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas e Vereda. O Governo do Estado também decidiu ampliar mais uma vez a estrutura de apoio às vítimas. Além de Ilhéus, as cidades de Itapetinga, Vitória da Conquista, Ipiaú e Santa Inês também contam com postos avançados para facilitar o trabalho dos bombeiros. Em Itamaraju, continua funcionando o gabinete avançado do Estado para dar assistência aos municípios do extremo sul. Até o momento, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia confirmou 18 mortes em decorrência das chuvas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.