Governo federal abre serviço especial para atender atingidos pela tragédia de Brumadinho

  • Por Jovem Pan
  • 26/01/2019 15h20
EFE Familiares de vítimas da tragédia em Brumadinho (MG) podem usar o Disque 100 para fazer denúncias

O Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos abriu neste sábado (26) um canal especial para que os atingidos pelo rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho (MG), possam denunciar violação de direitos ou solicitar ajuda na busca de desaparecidos. Pelo menos dez pessoas morreram e cerca de 300 estão desaparecidos. O serviço é feito pelo telefone, através do número 100.

Representantes do Ministério estão no local e acompanham de perto o atendimento às famílias. Em parceria com os governos estadual e municipal, uma rede de voluntários acionada pela Pasta deve ajudar na localização e no acolhimento às vítimas e seus familiares.

“Coloquei o ministério à disposição de todas as autoridades federais e faço o mesmo com relação aos governos estadual e municipal. O momento é de dar total assistência aos atingidos”, afirmou a ministra Damares Alves.

Disque 100

O Disque 100 funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular), bastando discar 100.

O serviço pode ser considerado como “pronto-socorro” dos direitos humanos, pois atende também graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes, possibilitando o flagrante.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.