Governo quer trocar líder na Câmara; PRB é opção

  • Por Jovem Pan
  • 05/04/2019 13h56
Dida Sampaio/Estadão ConteúdoAtuação de líder durante sessão da CCJ não agradou

O Planalto cogita trocar a liderança do governo na Câmara após severas críticas terem atingido o deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO). Sua escolha para líder já havia sido vista com desconfiança, mas sua atuação tímida durante o embate entre os membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e o ministro da Economia, Paulo Guedes, levou o governo a buscar uma alternativa mais rapidamente.

A ideia é que o escolhido seja alguém de outro partido que não o PSL. Dois nomes do PRB estão na lista: João Campos (GO) e João Roma (BA). Há resistência, porém, dos caciques da sigla para dar respaldo a essa escolha.

Para alguns parlamentares, o líder do governo, quem quer que seja, precisa ter o respeito de outros parlamentares, mas este é um processo que demora um certo tempo para acontecer. Na avaliação dos deputados, Vitor Hugo foi afoito ao querer o cargo sem ter antes estabelecido uma relação de confiança com seus pares.

Vitor Hugo já foi informado sobre a movimentação contrária ao seu nome e, em uma tentativa de sobrevivência, começou a procurar líder por líder para pedir um voto de confiança. A líder do governo no Congresso, Joice Hasselmann (PSL-SP) tem atuado a favor do colega.

*Com informações do Estadão Conteúdo