Imprensa internacional repercute vitória de Dilma Rousseff

  • Por Jovem Pan/Agencia Brasil
  • 27/10/2014 07h35
JOVEM PAN ONLINE/Reprodução/Thaís Brandão Jornais do mundo destacam em suas capas a vitória de Dilma Rousseff

A vitória de Dilma Rousseff repercutiu na imprensa europeia nesta segunda-feira (27). O jornal britânico The Guardian estampa uma foto de militantes petistas comemorando os resultados da eleição presidencial e diz que a década de dominação de partidos políticos de esquerda na América do Sul se mantém com a vitória do PT no Brasil.

O espanhol El País relembra a trajetória de Dilma Rousseff e sua luta contra um câncer em 2009, e chama a petista de “a presidenta com caráter”. O diário enfatiza a pequena margem de diferença entre ela e o candidato adversário, Aécio Neves (PSDB), e diz que “um país dividido será mais difícil de governar”. Em Portugal, país com laços culturais com o Brasil, o Diário de Notícias afirmou em sua capa que Dilma foi reeleita com 51% dos votos. 

O Le Monde, da França, traz uma foto de Dilma Rousseff durante seu primeiro discurso após a divulgação dos resultados e observa que a presidenta reeleita defendeu o diálogo e a união. O jornal enfatiza a divisão do país entre esquerda e direita, diz que o PT teve sucesso na redução das desigualdades sociais existentes no Brasil, mas que, com as mudanças no cenário internacional, não conseguiu sustentar o crescimento econômico.

No exterior, quase 142 mil brasileiros votaram para presidente da República no segundo turno das eleições. A abstenção, assim como no primeiro turno, continuou alta: 59%. O candidato Aécio Neves teve 77% dos votos dos brasileiros que vivem fora do país, enquanto Dilma Rousseff teve 23%.

Mais manchetes

A reeleição de Dilma Rousseff no domingo (26) repercutiu também fora do Velho Continente. Alguns dos principais jornais da América Latina e dos Estados Unidos trouxeram na capa a notícia de que a candidata do PT superou Aécio Neves (PSDB) nas urnas.

O argentino Clarín disse que Dilma conseguiu a eleição em uma vitória apertada. Além disso, o jornal do país vizinho destacou o discurso da vitória, em que a reeleita afirmou querer ser uma presidente muito melhor. 

Nos Estados Estados Unidos, um dos mais influentes periódicos voltados para a economia, o Wall Street Journal, sintetizou: “Rousseff do Brasil é reeleita presidente”. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.