Ministro da Infraestrutura rebate Witzel: ‘Não vai haver fechamento de aeroportos no Brasil’

  • Por Jovem Pan
  • 20/03/2020 13h00 - Atualizado em 20/03/2020 13h32
Marcelo Chello/Estadão Conteúdo Tarcísio Freitas Tarcísio Freitas é o atual ministro da Infraestrutura do Brasil

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou nesta sexta-feira (20) que o governo federal não vai determinar o fechamento dos aeroportos no Brasil por causa da pandemia de coronavírus. De acordo com ele, a medida poderia gerar problemas de abastecimento, e não se pode “criar barreiras sanitárias” que impeçam o transporte de produtos essenciais.

Freitas disse ainda que o decreto do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, “padece de legalidade” e que o próprio governador sabe disso.

“Ele criou uma saída para isso, ao dizer que o decreto depende do aval da agência federal, jogando a responsabilidade para a União, mas não vai haver fechamento de aeroportos”, afirmou o ministro, que lembrou que o tema é de competência da União e que os contratos com o setor aeroportuário serão “reequilibrados “.

Para o ministro, não é o momento para fazer disputas políticas e tomar medidas que não tenham sido devidamente pensadas. “Momentos de crise são momentos de disciplina, para seguir a legislação”, afirmou Freitas, que disse que vai propor a criação de um conselho nacional de transportes, com a participação dele e dos secretários estaduais de transportes, para que as ações sejam coordenadas. “Medidas não coordenadas têm efeitos colaterais negativos sobre abastecimento”, comentou.

O ministro demonstrou preocupação com a possibilidade de o País passar por uma crise de abastecimento semelhante à da greve dos caminhoneiros. “Precisamos manter a boa logística funcionando”, disse. “Nós vamos garantir abastecimento e logística de insumos”, acrescentou. O ministro também afirmou que o governo deve editar medidas para mostrar essencialidade do setor portuário.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.