Ministro da Justiça rebate críticas e diz que não pode interferir no trabalho da PF

  • Por Agência Câmara Notícias
  • 15/07/2015 16h10
Alex Ferreira/Câmara dos Deputados José Eduardo Cardozo durante depoimento na CPI da Petrobras

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, declarou há pouco à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras que não cabe a ele interferir diretamente nos inquéritos e nas investigações conduzidas pela Policia Federal. Cardozo afirmou que é acusado injustamente tanto de instrumentalizar a Polícia Federal a serviço dos interesses do governo quanto de não controlar a instituição.

“São críticas infundadas. É importante entender o papel do ministro da Justiça e sua relação com a Polícia Federal. O ministro da Justiça é fiscal do abuso do poder e da legalidade”, reiterou. Segundo ele, o ministro não pode interferir no inquérito nem conduzir investigações, salvo se houver abuso de poder na condução do processo.

Cardozo também afirmou que não pode rever atos praticados no inquérito policial, como prisões ou anulações de provas. Ele explicou que isso é uma competência do Poder Judiciário.
“A Polícia Federal é republicana e cumpridora das leis”, ressaltou.

O ministro da Justiça foi convocado para dar explicações sobre o caso das escutas clandestinas encontradas na cela do doleiro Alberto Youssef na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR) e também sobre ter recebido, no ministério, advogados de empreiteiras envolvidas na Lava Jato. À época, o ministro negou irregularidade nas audiências e afirmou também que é atribuição do cargo receber advogados.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.