Ministro Gilmar Mendes diz que boato de candidatos eleitos pelo crime organizado é preocupante

  • Por Jovem Pan
  • 09/06/2014 15h16

O ministro do Supremo Tribunal Federal e vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Gilmar Mendes, afirmou que a presença do crime organizado nas eleições e financiamento de campanhas, sempre surge nesta época. Mas algo ainda mais preocupante é o boato de candidatos eleitos pelo crime organizado.

“Isso, sem dúvida nenhuma, é uma preocupação e, dependendo da dimensão que isso assuma, é um comprometimento até da própria democracia”, disse o ministro. Gilmar Mendes afirmou ainda que a situação está ficando cada vez mais séria e cada vez mais grave. “Sem dúvida nenhuma isso é um sintoma, e é preciso examinar para que saiba exatamente a dimensão do que isso significa, como que essas organizações criminosas estão se enraizando nas estruturas partidárias. E como isso pode se projetar, inclusive no que diz respeito a financiamento de eleições”, explicou.

Para o vice-presidente do TSE, certamente o tema deve chegar o conhecimento da Justiça Eleitoral para dimensionar e verificar se trata-se de algo isolado ou de uma prática que pode se alastrar. Confira a entrevista completa do ministro Gilmar Mendes no áudio acima.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.