MPF denuncia Lula, sobrinho, Odebrecht e mais oito por cinco crimes

  • Por Jovem Pan
  • 10/10/2016 14h20
BRA53. SAO PAULO (BRASIL), 25/09/2016.- El expresidente brasileño Luiz Inácio Lula da Silva durante un acto de campaña en apoyo al alcalde de Sao Paulo y candidato a la reelección, Fernando Haddad, hoy, domingo 25 de septiembre de 2016, por las calles de la periferia de Sao Paulo (Brasil), a una semana de la celebración de las elecciones municipales. EFE/Sebastião Moreira EFE/Sebastião Moreira Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva - EFE

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou denúncia nesta segunda-feira contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o empresário Marcelo Odebrecht e outras nove pessoas.

Lula foi acusado dos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro, tráfico de influência e organização criminosa. Odebrecht é acusado de organização criminosa, lavagem e corrupção ativa.

Os atos investigados ocorreram entre 2008 e 2015. Lula teria usado o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e outros órgãos de Brasília para garantir obras da Odebrecht na Angola.

Em gratidão, a empreiteira brasileira teria repassado aos envolvidos, de forma dissimulada mais de R$ 30 milhões em valores atuais.

O aparentado de Lula, Taiguara Rodrigues dos Santos, também foi denunciado por supostos serviços prestados à Odebrecht entre 2009 e 2015. A Exergia Brasil, empresa de Taiguara, não teria “qualquer experiência prévia no ramo de engenharia” para executar as obras complexas previstas em 17 contratos.

Lula também teria recebido dinheiro simulado por causa de palestras supostamente ministradas por Lula a convite da construtora.

A lista completa dos 11 denunciados, de acordo com o blog do Fausto Macedo, é:

Luiz Inácio Lula da Silva – Organização criminosa, lavagem de dinheiro, tráfico de influência, corrupção passiva
Marcelo Bahia Odebrecht – Organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção ativa
Taiguara Rodrigues dos Santos – Organização criminosa, lavagem de dinheiro
José Emmanuel de Deus Camano Ramos – Organização criminosa, lavagem de dinheiro
Pedro Henrique de Paula Pinto Schettino – Lavagem de dinheiro
Maurizio Ponde Bastianelli – Lavagem de dinheiro
Javier Chuman Rojas -– Lavagem de dinheiro
Marcus Fábio Souza Azevedo – Lavagem de dinheiro
Eduardo Alexandre de Athayde Badin – Lavagem de dinheiro
Gustavo Teixeira Belitardo – Lavagem de dinheiro
José Mário de Madureira Correia – Lavagem de dinheiro

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.