O que se sabe e o que falta esclarecer sobre o caso da jovem morta pelos amigos em Goiânia

Ariane Laureano, de 18 anos, teria sido assassinada por quarteto de amigos que premeditaram o crime; polícia acredita que motivação era confirmar se uma das amigas era psicopata

  • Por Jovem Pan
  • 17/09/2021 17h29 - Atualizado em 17/09/2021 19h42
Reprodução/Instagram @ari.japinha Menina jovem com a mão no rosto, com cabelo curto castanho e posando para uma selfie Ariane Laureano, de 18 anos, teria sido assassinada por quarteto de amigos

O caso da jovem Ariane Bárbara Laureano de Oliveira, de 18 anos, segue em investigação, embora a Polícia Civil de Goiás não tenha dúvidas quanto à autoria e já tenha prendido quatro suspeitos. O delegado Marcos de Oliveira Gomes afirma que o crime foi perpetrado pelos amigos de Ariane, Jeferson Cavalcante Rodrigues, de 22 anos, Raíssa Nunes Borges, de 19, e Enzo Jacomini Carneiro Matos, de 18, que usa o nome de Freya, além de uma menor de idade, que não teve o nome revelado. O trio de suspeitos maiores de 18 anos foi preso na quarta, 15, e a polícia apreendeu a menor na quinta, 16. À Jovem Pan, o delegado afirmou que restam alguns pontos ainda obscuros, como o número de facadas dadas em Ariane, a ser confirmado após a conclusão do laudo cadavérico, e a motivação do crime. Ele espera concluir a investigação nos próximos dias.

Qual foi a motivação do crime?

Até o momento, a polícia acredita que o crime teria sido cometido porque Raíssa buscava confirmar se era uma psicopata. Amiga próxima de Ariane, a menor de idade teria planejado o assassinato em conjunto com o grupo com um dia de antecedência. O quarteto, então, fez uma lista de possíveis vítimas com três nomes e escolheu Ariane porque ela era pequena e poderia ser segurada caso tentasse resistir. No dia do crime, a menor teria ligado para Ariane e a chamado para comer um lanche.

Suspeitos de matar a jovem Ariane, de Goiás

Suspeitos de matar a jovem Ariane eram amigos dela; três deles (Enzo, Jeferson e Raíssa) já atingiram a maioridade (Divulgação/Polícia Civil/Goiás)

Como Ariane foi morta?

Cada um dos quatro teria participado, com Jefferson dirigindo o carro e levando as facas; Enzo teria enforcado Ariane até ela desmaiar e Raíssa, por fim, a esfaqueado, após um estalar de dedos do motorista durante uma música que falava sobre homicídio. A menor teria assistido tudo sem evitar e também dado uma facada em Ariane. Depois do crime cometido, o grupo teria colocado o corpo de Ariane no porta-malas, forrado com sacos de lixo por Jefferson, e o deixado numa mata do Setor do Jaó, bairro de Goiânia. A vítima ficou desaparecida entre 24 e 31 de agosto, quando o corpo foi encontrado já em estado avançado de decomposição. No dia em que o corpo foi localizado, um dos suspeitos, Enzo, enviou uma mensagem à mãe de Ariane dizendo que amava a jovem e que ela não merecia o que aconteceu.

Como a polícia descobriu o crime?

Com 18 anos, Ariane sonhava em ser veterinária, mas havia interrompido os estudos por estar sofrendo bullying por ser baixa e magra. A mãe da jovem, Eliane, buscava outra escola na qual a filha pudesse fazer um curso intensivo e terminar o ensino médio, mas não teve chance. Mãe solteira, Eliane e a filha eram muito apegadas, com Ariane sempre lhe enviando vídeos de onde estava e com quais companhias. Por causa disso, ela conhecia os suspeitos, com quem a filha tinha amizade e já havia saído antes.

Na investigação, a polícia identificou primeiro o carro usado no crime, que foi o mesmo no qual os suspeitos teriam levado o corpo de Ariane até o local onde foi jogado. “Chegamos a eles após identificar o motorista. Ele confessou e apontou os demais envolvidos”, contou o delegado Marcos Gomes à Jovem Pan. Segundo o delegado, os suspeitos deram uma versão de que a motivação do crime teria sido também um suposto assédio de Ariane tentando ter relacionamentos amorosos com eles, mas que as investigações não apontam nessa direção.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.