Mesmo não oficializado, Aliança pelo Brasil já tem quase 200 páginas nas redes sociais
O partido em formação Aliança pelo Brasil, proposto pelo presidente Jair Bolsonaro, ainda não existe oficialmente, mas já possui quase 200 páginas nas redes sociais. O levantamento foi feito pelo jornal “O Estado de S. Paulo”.
Segundo a publicação, existem 86 perfis no Instagram, 31 no Twitter e 76 páginas no Facebook usando o nome e o logo da legenda em criação. Ao menos dois terços dessas páginas não informam que não são oficiais.
O Aliança pelo Brasil dá sinais de estar ciente dessa profusão de contas. Há algumas semanas, nas três contas oficiais, orientações reforçaram que apoiadores sigam e compartilhem conteúdos apenas dos perfis verificados.
Procurada, a direção respondeu, sem especificar, que “algumas poucas” páginas do levantamento da reportagem já são de pessoas próximas ao núcleo do futuro partido.
Coleta de assinaturas
A administração das redes do partido também afirmou que pretende entrar em contato com os administradores que estiverem apenas compartilhando conteúdo das redes oficiais para coletar assinaturas.
Na semana passada, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que é possível coletar assinaturas digitais para a criação de partidos. Por outro lado, exigiu que haja regulamentação e desenvolvimento dos dispositivo pela própria Corte, para verificar a autenticidade das assinaturas. Não há previsão de quando isso vai ocorrer.
*Com Estadão Conteúdo
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.