Governo concede passaporte diplomático ao pastor Valdemiro Santiago

Passaporte diplomático dá ao seu portador privilégios como atendimento preferencial em postos de imigração e isenção de visto em alguns países

  • Por Jovem Pan
  • 09/08/2019 14h21
Agência Brasil O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo

O Ministério das Relações Exteriores concedeu passaporte diplomático a Valdemiro Santiago de Oliveira, conhecido como “apóstolo Valdemiro Santiago”, pastor da Igreja Mundial do Poder de Deus. A portaria com a decisão está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (9).

Também recebeu o passaporte a esposa de Valdemiro, Franciléia de Castro Gomes de Oliveira. Segundo o ato, o documento, com validade de 3 anos, foi liberado “por entender que, ao portar passaporte diplomático, seu titular poderá desempenhar de maneira mais eficiente suas atividades em prol das comunidades brasileiras no exterior”.

RR Soares e Edir Macedo

Recentemente, o chanceler Ernesto Araújo assinou portaria autorizando passaportes diplomáticos também a Romildo Ribeiro Soares, o RR Soares, e sua esposa, Maria Magdalena Bezerra Ribeiro Soares, ambos da Igreja Internacional da Graça de Deus, e ao proprietário da Rede Record e líder da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo, e sua mulher, Eunice Bezerra.

O passaporte diplomático dá ao seu portador privilégios como atendimento preferencial em postos de imigração e isenção de visto em alguns países. Um decreto de 2006, assinado pelo então presidente Lula, lista 12 classes de autoridades que têm direito ao passaporte diplomático, como o presidente da República, membros do Congresso Nacional, ministros do Supremo Tribunal Federal, governadores e militares a serviço em missões da ONU, mas não líderes religiosos.

A legislação, no entanto, abre brecha para que o ministro das Relações Exteriores conceda passaporte diplomático a outras pessoas “em função do interesse do País”.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.