Pesquisa mostra que 14,4% das indústrias paralisaram atividades em abril

  • Por Jovem Pan
  • 14/05/2020 12h04
Leandro Ferreira/Estadão Conteúdo Trabalhador da indústria Para aproximadamente 20% do setor industrial, a pandemia da Covid-19 foi diretamente a principal restrição ao aumento da produção

O percentual de indústrias de transformação que paralisaram suas atividades em abril chegou a 14,4%. O aumento é de 10,2 pontos percentuais em relação a março deste ano e de 11,5 pontos em relação à média dos meses de abril. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (14), no Rio de Janeiro, são da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Entre os setores mais afetados por paralisações em abril, destacam-se veículos automotores (59,5%), couros e calçados (38,9%) e vestuário (34,1%). A pesquisa também mostrou que a média de turnos de trabalho na indústria caiu para 2,19 turnos, com quedas de 0,34 turno em relação a janeiro deste ano e de 0,44 turno em relação à média dos meses de abril.

O percentual de empresas que estão aumentando sua produção sem dificuldades caiu de 52,2% em janeiro para 21,4% em abril. Para aproximadamente 20% do setor industrial, a pandemia da Covid-19 foi diretamente a principal restrição ao aumento da produção.

Entre os motivos ligados à pandemia está a redução de demanda interna e externa, a dificuldade de fornecimento dos insumos importados e a necessidade de paralisação parcial ou total das atividades por questões de saúde.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.