Polícia já deteve 210 mil pessoas este ano em SP; total está em queda

  • Por Jovem Pan
  • 22/12/2018 16h44 - Atualizado em 22/12/2018 16h47
Estadão Conteúdo Estadão Conteúdo Cerca de 63% das prisões realizadas este ano foram em flagrantes

As polícias do estado de São Paulo prenderam e apreenderam 209.775 adultos e adolescentes de janeiro a novembro. Esse total é 9,5% menor do que o registrado no mesmo período de 2017, quando 231.863 pessoas foram detidas em flagrante ou por ordem judicial.

As estatísticas de novembro foram divulgadas na sexta-feira (21) pelo secretário estadual da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho. De 2016 para 2017, o número de presos e apreendidos havia aumentado 0,1% nos municípios paulistas, segundo o governo.

A quantidade de adolescentes apreendidos representa 9% do total de presos. Além disso, cerca de 37% dos encarcerados no estado de São Paulo foram detidos após mandados da justiça, quando um magistrado atende a pedido de policiais e promotores após investigações.

Criminalidade

O estado de São Paulo encerrou o mês de novembro deste ano com todos os principais índices criminais em queda. Homicídios, latrocínios, roubos e furtos apresentaram resultados positivos no último mês do atual secretário no cargo.

Em janeiro, por indicação do governador eleito João Doria (PSDB) assume a chefia das polícias o ex-comandante Militar do Sudeste, general João Camilo Pires de Campos. Conforme revelou à Jovem Pan em novembro, Mágino voltará ao Ministério Público.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.