Polícia já deteve 210 mil pessoas este ano em SP; total está em queda
As polícias do estado de São Paulo prenderam e apreenderam 209.775 adultos e adolescentes de janeiro a novembro. Esse total é 9,5% menor do que o registrado no mesmo período de 2017, quando 231.863 pessoas foram detidas em flagrante ou por ordem judicial.
As estatísticas de novembro foram divulgadas na sexta-feira (21) pelo secretário estadual da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho. De 2016 para 2017, o número de presos e apreendidos havia aumentado 0,1% nos municípios paulistas, segundo o governo.
A quantidade de adolescentes apreendidos representa 9% do total de presos. Além disso, cerca de 37% dos encarcerados no estado de São Paulo foram detidos após mandados da justiça, quando um magistrado atende a pedido de policiais e promotores após investigações.
Criminalidade
O estado de São Paulo encerrou o mês de novembro deste ano com todos os principais índices criminais em queda. Homicídios, latrocínios, roubos e furtos apresentaram resultados positivos no último mês do atual secretário no cargo.
Em janeiro, por indicação do governador eleito João Doria (PSDB) assume a chefia das polícias o ex-comandante Militar do Sudeste, general João Camilo Pires de Campos. Conforme revelou à Jovem Pan em novembro, Mágino voltará ao Ministério Público.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.