População vai às ruas saudar Dilma Rousseff

  • Por Agência Brasil
  • 01/01/2015 18h19
A idolatria pela presidente ficou evidente nas faixas e banners que as pessoas levaram até a cerimônia Marcelo Sayão / EFE Dilma Rousseff toma posse do segundo mandato de presidente

Ver um momento histórico do Brasil foi a motivação que levou milhares de brasileiros a acompanhar sob sol forte o passeio em carro aberto e o discurso da presidente reeleita Dilma Rousseff no Palácio do Planalto . “Eu precisava homenagear a presidenta e dar o meio apoio para um pais melhor”, disse a bancária Agda Castro, que veio de Fortaleza passar o réveillon com parentes e presenciar a posse.

Quando a presidente passou acenando em carro aberto, as pessoas balançaram as bandeirolas do Brasil, entregues pouco antes pelo cerimonial do palácio, e gritaram alto o nome da presidenta reeleita na esperança de conseguirem um olhar e um aceno da chefe de Estado. Bandeiras de estados brasileiros e de partidos coloriram a Praça dos Três Poderes saudando a chegada de Dilma.

O professor de ensino médio potiguar Marcelo Lima escolheu passear em Brasília com a esposa Silvia e a filha Sara para presenciar o evento. “Todo final de ano nós viajamos juntos, dessa vez como tinha a posse eu tive a curiosidade de ver e mostrar à minha filha esse momento marcante do país, por isso viemos para Brasília”, disse.

Entre guarda-sóis e carrinhos de picolé também houve quem viesse do outro lado do mundo. O casal australiano Toddy Weslter e Aisha Thompson estava a passeio em Brasília e soube da posse no hotel. “Viemos por curiosidade, é um momento marcante para o país e quisemos presenciar. É uma mulher no poder!”, disse Aisha.

De São Paulo, Oscar Almeida disse que em sua cidade não há como presenciar momentos históricos como esse. Por isso fez questão de acompanhar pessoalmente a posse da presidente, com água e chapéu para se proteger do calor. “Foi a curiosidade de presenciar um momento histórico que me trouxe aqui”.

Na esperança de um governo melhor, Patrícia Scartezini, operadora de caixa que mora em Brasília, ficou próxima ao Palácio do Planalto esperando a presidenta subir a rampa e discursar para a população brasileira. “É a primeira vez que eu acompanho uma posse, quero muito presenciar esse momento”. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.