Poupatempo alerta para golpe na internet que já fez 40 vítimas

  • Por Estadão Conteúdo
  • 18/07/2018 12h45 - Atualizado em 18/07/2018 12h46
Tiago Muniz/Jovem Pan Tiago Muniz/Jovem Pan unidades do Poupatempo começaram e receber usuários que relatavam ter pago taxas inexistentes ou acima do valor oficial em um site de serviços de cartório em geral

O Poupatempo informou nesta quarta-feira, 18, que está tomando providências jurídicas contra um site que vem dando um golpe eletrônico desde quinta-feira, 12, já tendo feito mais de 40 vítimas.

O site especializado em serviços de despachante online oferece serviços relacionados a documentos oficiais do Estado, como RG e CNH, e induz as vítimas a pagarem falsas taxas bancárias de até R$ 68,00.

O Poupatempo destacou que “não cobra taxa de agendamento, mas o site cobra por esse serviço, utilizando uma página que imita a da central de serviços públicos de São Paulo, criada há 20 anos pelo ex-governador Mario Covas para desburocratizar o serviço público no Estado e eliminar despachantes a intermediação de despachantes”.

“A Prodesp, estatal de processamento de dados que gerencia 73 postos Poupatempo no Estado, já tirou do ar outras páginas que tentam lucrar com o uso indevido da marca oficial.”

Na última quinta, 12, unidades do Poupatempo começaram e receber usuários que relatavam ter pago taxas inexistentes ou acima do valor oficial em um site de serviços de cartório em geral – despachante online.

Apesar do alerta à população divulgado pelo Poupatempo no mesmo dia, mais de 40 vítimas já procuraram os postos da central de serviços públicos entre quinta e esta quarta, 18.

Em nota, o Poupatempo observou que “orienta as vítimas a registrarem Boletim de Ocorrência sobre o crime eletrônico”.

O Poupatempo reforça que todas as informações e orientações para atendimento estão no site oficial www.poupatempo.sp.gov.br. Ou no aplicativo SP Serviços, que reúne todos os serviços de governo eletrônico do Estado de São Paulo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.