Procuradoria denuncia Cunha por receber propina em contas na Suíça

  • Por Agência Estado
  • 04/03/2016 17h40
Brasília - Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, se reúne com líderes dos partidos na Câmara (Marcelo Camargo/Agência Brasil) Marcelo Camargo/Agência Brasil Eduardo Cunha

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por recebimento de propina em contas na Suíça em valor superior a R$ 5 milhões. O parlamentar é acusado da prática dos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

Cunha teria atuado, segundo investigadores, para manter esquema ilícito na Petrobras e receber propina oriunda de um contrato de um campo de petróleo em Benin, na África. 

A denúncia da PGR pede a devolução dos valores bloqueados nas contas além de reparação de danos morais e materiais e perda do mandato.

Ele também é acusado de praticar crime de falsidade eleitoral, por omitir rendimentos na declaração à Justiça eleitoral.

Outros investigados no mesmo caso, como a esposa e uma das duas filhas de Cunha devem ser desmembrados, segundo pedido do PGR, e tramitar na Justiça de primeira instância. Pela PGR, só a acusação sobre Cunha deve ser mantida no STF.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.