PT e PSOL anunciam boicote à posse de Bolsonaro no Congresso

  • Por Jovem Pan
  • 29/12/2018 10h49
Agência Brasil O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), tomará posse na próxima terça-feira (1°)

O PT e o PSOL anunciaram que não vão comparecer à cerimônia de posse do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) no Congresso Nacional. Como de praxe, todos os parlamentares foram convidados à sessão solene.

Em nota, a Liderança do PT na Câmara disse que em quase quatro décadas de existência, o partido sempre reconheceu a legitimidade das instituições democráticas e participou das eleições presidenciais no pressuposto de que o resultado das urnas deve ser respeitado. Porém, segundo o texto, isso não impede de denunciar que a lisura do processo eleitoral de 2018 foi descaracterizada pelo que o partido chama de golpe do impeachment, e de proibição ilegal da candidatura do ex-presidente Lula.

O PT também alega manipulação criminosa das redes sociais para difundir mentiras contra o candidato Fernando Haddad. O partido ainda classifica o próximo governo como autoritário, antipopular e antipatriótico, podendo destruir por completo a ordem democrática e o Estado de Direito no Brasil.

Já o PSOL afirma que o governo que se inicia tem como princípios o ódio, o preconceito, a intolerância e a violência, desprezando os direitos humanos, a soberania nacional, a democracia e os direitos sociais. O partido lembra que tramita na Justiça Eleitoral uma ação que acusa Bolsonaro de uso de recursos empresariais para disseminar mentiras em massa via redes sociais e pede a cassação da chapa.

*Com informações da repórter Levy Guimarães

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.