Regras para escolha do próximo Procurador-Geral da República são publicadas

  • Por Jovem Pan
  • 03/05/2019 19h57 - Atualizado em 03/05/2019 20h32
José Cruz/Agência Brasil procuradoria-geral da república O mandato da atual procuradora, Raquel Dodge, encerra-se no próximo 18 de setembro

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) publicou nesta sexta-feira (3) as regras para o processo de formação da lista tríplice com nomes que serão indicados ao cargo de procurador-geral da República (PGR), chefe do Ministério Público Federal (MPF).

O mandato da atual procuradora, Raquel Dodge, encerra-se no próximo 18 de setembro, dois anos depois de ela ter assumido o posto. Até o momento, Dodge ainda não manifestou publicamente a intenção de concorrer à recondução.

Para concorrer na eleição interna da associação, os candidatos precisam estar em atividade, pertencer ao MPF e ter mais de 35 anos.  As inscrições começam na segunda-feira (6) e terminam no dia 15 de maio.

Desde 2001, a ANPR envia à Presidência da República uma lista com os três nomes mais votados pelos membros do MPF para ocupar a Procuradoria-Geral da República. Pela Constituição, cabe ao presidente indicar um nome, no entanto, o chefe do Executivo não é obrigado por lei a indicar um que conste na lista. Contudo, desde 2003, a tradição tem sido a de nomear um dos três integrantes indicados pela associação.

Após a escolha pelo presidente Jair Bolsonaro, o indicado deverá passar por uma sabatina na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) do Senado e ser aprovado pelo plenário. Em seguida, a posse pode ser marcada pela procuradoria.

* Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.