Quase 5 milhões de veículos devem deixar a cidade de São Paulo até o Natal

Festas de final de ano movimentam estradas e demandam operações especiais

  • Por Jovem Pan
  • 22/12/2022 22h04 - Atualizado em 22/12/2022 23h20
Daniel Teixeira/Estadão Conteúdo - 14/12/2022 Carros passando por pedágio em estrada de São Paulo Feriado de Natal movimentará estradas em São Paulo

Segundo estimativa das 20 concessionárias que integram o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo — regulado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) — e do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), cerca de 5 milhões de veículos deixarão a capital paulista até o domingo, 25, dia de Natal. A Artesp espera que 4,2 milhões de carros se dirijam para cidades do interior e do litoral do Estado. Já o DER estima a passagem de 700 mil automóveis nas estradas que estão sob sua administração. “Vamos ampliar a nossa presença nas rodovias para fazer frente ao aumento do movimento durante as festas de final de ano, monitorando o fluxo de veículos leves e entrando em ação quando necessário, para maior segurança e conforto dos usuários”, anunciou o secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto.

A Artesp promete monitorar o tráfego com 2.976 câmeras — implantadas em 11,1 mil quilômetros —, 625 sensores de tráfego, 40 estações meteorológicas, 424 painéis eletrônicos de mensagens, além de disponibilizar 8.019 telefones de emergência, 214 ambulâncias, 258 guinchos leves e pesados, 60 veículos de apoio operacional e 216 veículos de inspeção de tráfego. Obras serão suspensas para evitar congestionamentos. Pelo mesmo motivo, haverá restrições para circulação de veículos com cargas excepcionais. O Sistema Anchieta-Imigrantes terá esquemas especiais conforme a demanda. No Natal, por exemplo, está prevista a implantação do esquema 7×3 para descida sentido litoral (sete pistas para o acesso às cidades litorâneas e três em direção à capital).

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.