RJ: Somente dois hospitais estaduais têm leitos para pacientes de Covid-19

Zilda Arns, em Volta Redonda, e Hospital de Campanha Lagoa-Barra, na zona sul do Rio, são os únicos que ainda conseguem receber infectados

  • Por Jovem Pan
  • 04/05/2020 15h53 - Atualizado em 04/05/2020 15h55
Saulo Angelo/Estadão Conteúdo O hospital de campanha do Riocentro Considerando o número total de leitos no estado, a taxa de ocupação é de 74% em leitos de enfermaria e 84% em leitos de UTI

A rede estadual de saúde do Rio de Janeiro está com praticamente todos os leitos destinados ao tratamento da Covid-19 ocupados. Os dois únicos hospitais do Estado que ainda conseguem receber pacientes são o Zilda Arns, em Volta Redonda, e o Hospital de Campanha Lagoa-Barra, na zona sul do Rio. Principal foco do novo coronavírus no estado, a capital fluminense está em situação crítica, com 98% de suas vagas de UTI da rede municipal ocupadas.

“Com exceção do Hospital Regional Zilda Arns (cujas taxas de ocupação são de 85% na enfermaria e 86% na UTI) e do Hospital de Campanha Lagoa-Barra (onde há 60 pacientes internados, 42 em leitos de UTI) –, a secretaria esclarece que todos os outros leitos destinados para o coronavírus estão ocupados e que há rotatividade de vagas ocasionadas por altas, óbitos, além de reservas técnicas de leitos para pacientes já internados que possam agravar o quadro clínico, necessitando de UTIs”, informou em nota a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

“No total, em toda a rede pública, 363 suspeitos ou confirmados de coronavírus aguardam transferência para UTIs, que podem ser regulados para as diferentes redes, seja ela municipal, estadual ou federal”, complementou a SES.

Considerando o número total de leitos no estado — incluído aí os para tratamento de outras enfermidades –, a secretaria declarou que, atualmente, a taxa de ocupação é de 74% em leitos de enfermaria e 84% em leitos de UTI. Ao todo, 2.266 pacientes estão internados na rede estadual.

Ainda de acordo com a secretaria estadual, até o momento 739 novos leitos para tratamento de pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19 foram abertos em todo o estado. Desse total, 587 são em hospitais de referência, sendo 299 UTIs e 288 enfermarias. Além dessas unidades destinadas, há ainda 152 leitos para o tratamento da covid em áreas isoladas de outras unidades estaduais.

* Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.