Covid-19: Saúde contratará empresa para fazer até três milhões de exames

  • Por Jovem Pan
  • 14/04/2020 10h19
Claudio Furlan/Estadão Conteúdo Teste rápido de Covid-19 O plano do ministério prevê que um atendente, ou uma gravação, entre em contato com a população, por telefone, para checar a situação da saúde

O Ministério da Saúde publicou nesta segunda-feira (13), no Diário Oficial da União (DOU) chamamento público para a contratação emergencial de empresa para processar exames em tempo real de detecção do novo coronavírus.

As atividades incluem a realização de até 3 milhões de testes e a preparação de central operacional com a capacidade de processamento de até 30 mil testes por dia. As empresas interessadas têm até 23h59 desta terça-feira (14) para apresentar propostas.

No sábado, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, disse que a pasta pretendia espalhar “centros de coleta de emergência” pelo Brasil. A ideia anunciada era fazer até 50 mil testes por dia. Atualmente, o país tem feito apenas 4.200 testes diários, em média.

O plano prevê que um atendente entre em contato com a população, por telefone, para checar a situação da saúde e eventual necessidade do exame.”A partir daí, seja por meio do robô ou de profissionais, pelo aplicativo ou na unidade de saúde, a pessoa vai ser orientada a procurar uma dessas unidades de coleta, a partir de seus sintomas”, comentou Wanderson.

“Na unidade, vai ser coletada a amostra da pessoa. O resultado vai chegar para ela em até 36 horas depois, pelo celular. Queremos que esse prazo seja até menor, de até 24 horas”, acrescentou.

Segundo o secretário o teste de casos leves ainda não está funcionando porque depende da instalação de máquinas e do “parceiro privado que ganhar a concorrência pública” lançada para o serviço.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.